quinta-feira, 5 de maio de 2011

Marcelino e as 250 chibatadas

Hoje foi a gota d' água, estávamos no navio de guerra indo para o Rio de Janeiro, quando vimos que o nosso companheiro Marcelino Rodrigues estava sendo arrastado para o meio do navio, para receber a punição que lhe foi imposta por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O comandante fez questão de que a punição dele ocorresse na frente de todos os marinheiros, para servir de exemplo é claro, mas o que aconteceu foi que só gerou revolta entre todos nós. O castigo de 250 chibatas no Rodrigues fez com que, finalmente, nós tivéssemos coragem de lutar contra o desrespeito da Marinha. Afinal, se continuasse do jeito que estava, eu nāo estaria aqui para contar essa história.



Fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolta_chibata.htm

4 comentários:

  1. Concordo plenamente com a revolta, o governo não pode simplesmente agir do jeito que bem entende e achar que vai sair impune das suas ações.

    ResponderExcluir
  2. Ferir um colega da marinha é uma violação muito grave, esse tipo de comportamento é inaceitável. A punição de Marcelino Rodrigues foi leve se comparada ao seu delito.

    ResponderExcluir
  3. Como pode dizer que a punição foi leve? Você viu como ficou as costas desse pobre marujo da foto? Como você mesmo disse, ferir um colega da marinha é uma violação muito grave!

    ResponderExcluir
  4. Essa imagem é uma ilustração ou é a maneira que ficou mesmo ?

    ResponderExcluir